Miranda do Douro quer gestão conjunta dos parques do Douro Internacional

PUB.

Qui, 03/03/2011 - 13:24


  Miranda do Douro defende a criação de um organismo comum, entre Portugal e Espanha, para a gestão conjunta dos Parques do Douro Internacional e das Arribas do Douro.

A proposta já foi apresentada pelo autarca local ao Governo espanhol.

 

Artur Nunes foi esta semana a Madrid apresentar a proposta ao Ministério do Ambiente espanhol. A ideia é a criação de uma instituição Ibérica que fique responsável pela gestão unificada dos parques.

 

 “O que se pretende é que se crie uma instituição que possa gerir em simultâneo o Parque do Douro Internacional português e o das Arriba do Douro espanhol, uma vez que há legislações diferentes. O Douro tem dividido os territórios e pode uni-los através do ambiente e de uma instituição que pode ser mais próxima dos cidadãos, com recursos próprios”, explica Artur Nunes.

 

 O presidente da câmara de Miranda do Douro defende que esta aposta no ambiente pode ajudar ao desenvolvimento rural de toda a região transfronteiriça.

 

 “Temos aqui uma porta de entrada através de uma gestão conjunta e integrada entre das legislações, a portuguesa e espanhola. Há aqui um projecto que visa o desenvolvimento local e regional, pode ser um grande salto qualitativo”, defende o autarca.

 

Artur Nunes prepara-se agora para sensibilizar o lado português, e fazer a proposta também ao Ministério do Ambiente português.

 

A proposta foi entregue já ao governo espanhol. Só agora será encaminhada para o governo português.

Escrito por CIR