Sex, 07/11/2014 - 11:11
O membro do governo explica que “a verticalização pode significar uma coisa diferente, articular a gestão da alta e a distribuição e comercialização e isso pode, em alguns casos, permitir gerir melhor os recursos e baixar os custos”.O processo de adesão por parte dos municípios à verticalização será voluntário, garante. O secretário de Estado defendeu que a reestruturação do sector da água vai conduzir a uma redução do preço da água no interior, ao “permitir uma lógica de solidariedade e de reequilíbrio dos preços ao longo de todo o território, vai pedir um bocadinho mais de esforço às pessoas que vivem no litoral e que pagam uma água muito mais barata, para podermos baixar muito a água no interior”.
Com a anunciada redução do preço da água o governo espera também que seja possível aos municípios com dívidas nesse sector recuperarem parte do défice tarifário acumulado.
Leitão Amaro esclareceu ainda que parte das verbas do novo quadro comunitário destinadas à sustentabilidade ambiental poderão ser utilizadas na remodelação da rede de águas, para evitar perdas de água. Escrito por Brigantia.