PUB.

Jornadas esclareceram grávidas do distrito sobre o mundo da maternidade

PUB.

Seg, 21/11/2022 - 09:04


25 grávidas de diferentes zonas do distrito quiseram saber mais sobre o mundo dos bebés e da maternidade

Por isso, vieram até Bragança aprender sobre o assunto, nas Jornadas da Grávida, que aconteceram no sábado. Uma iniciativa que consideram útil e que facilita no acesso à informação.

“Isto é uma mais-valia para nós, porque não fazemos a menor ideia, caímos de paraquedas nisto. Já sabemos que os bebés têm que ter muitos cuidados, mas há coisas que nos passam completamente ao lado, porque não fazemos ideia deste mundo”, referiu uma das grávidas presentes.

Esta é a segunda edição das Jornadas. A primeira aconteceu em 2019. O objectivo passa por informar as futuras mães sobre o mundo da maternidade, mas também permitir a realização de workshops e até esclarecimento de dúvidas, tudo gratuitamente.

“As mães aqui no Norte, às vezes, têm um bocadinho de falta de acesso a workshops e a temáticas diferentes, que nos grandes centros conseguem ter acesso com uma grande facilidade. Reunimos uma série de palestrantes para falar de várias temática”, explicou Micaela Pires, da Farmácia Nova Central, uma das entidades organizadoras.

A criopreservação das células estaminais na altura do parto foi um dos assuntos que gerou mais interesse. Ainda há muita desinformação sobre o procedimento, disse Diana Santos, da Bebevida, também da organização.

“Este ainda uma lacuna muito na informação por parte das vantagens de guardar as células estaminais. É importante saber que é possível guardar as células estaminais em qualquer hospital do nosso país. Para isso precisam de ter o kit de colheita, no momento em que nasce o bebé é quando podem recolher, é procedimento que não tem nenhum risco e pode salvar uma vida”, referiu.

A amamentação, os cuidados de higiene intima na gravidez e no pós-parto e a segurança rodoviária foram outros dos assuntos abordados nas II Jornadas da Grávida, que aconteceram no sábado, em Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais