Docente do IPB distinguido com Prémio de Mérito da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros

PUB.

Seg, 12/01/2026 - 16:31


André Novo foi premiado em dezembro pelo contributo na investigação, formação e valorização da enfermagem

André Novo foi distinguido com o Prémio de Mérito da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, pelo contributo na investigação, formação e valorização da enfermagem.
Para o docente do Instituto Politécnico de Bragança, esta distinção representa sobretudo um reconhecimento coletivo e o culminar de um percurso desenvolvido em equipa. “Este prémio representa, acima de tudo, um reconhecimento não só do meu trabalho individual, mas um reconhecimento coletivo. Ele é atribuído em nome próprio, mas reflete um percurso feito com muitas pessoas, em equipa, no ensino, na investigação, na prática profissional. Eu recebo esta distinção com muito sentido de responsabilidade, perante todos os enfermeiros, perante a ordem dos enfermeiros e eu acredito que este prémio seja o culminar de um ano de 2025 que foi profissionalmente muito feliz, com vários projetos bem-sucedidos. Este reconhecimento é muito significativo.”

O prémio destaca o trabalho desenvolvido na área da reabilitação, com especial enfoque na proximidade às pessoas, na promoção da autonomia e na melhoria da qualidade de vida, sobretudo em territórios do interior e com população envelhecida. “A enfermagem de reabilitação afirma-se, não só pela sua base científica, mas muito pela proximidade às pessoas, pela promoção da autonomia, pela promoção daquilo nós dizemos ser, acrescentar qualidade de vida à vida das pessoas, e portanto não só acrescentar tempo de vida, mas qualidade de vida. E este prémio também reflete este caminho e o contributo específico desta área, também para cuidados mais integrados e também mais humanizados.”

O Prémio de Mérito da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros foi atribuído a André Novo no final de dezembro de 2025.

Escrito por Rádio Brigantia.

Jornalista: 
Cindy Tomé