Qua, 26/11/2025 - 11:25
O Executivo de Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, vai apostar na criação de um pavilhão multiusos. Em entrevista à rádio Brigantia e ao jornal Nordeste a autarca adiantou que este é um projeto prioritário, mas lamenta a morosidade do poder central em desbloquear o financiamento. “O único grande projeto que temos em mente, que será construído de raiz, será construir um pavilhão multiusos para concretizarmos os eventos. Depois, um dos grandes projetos, e isto resulta em consequência da escolha, no âmbito da CIM, do município de Miranda ou da Terra de Miranda do Douro, para a instalação do Centro de Criação Artística das Terras Trás-os-Montes. Temos esse espaço e também a vontade e o projeto que já está em andamento, o projeto de arquitetura está adjudicado, para transformarmos o Mercado Municipal. O que notamos é muita morosidade da parte das entidades em desbloquear financeiramente os projetos para que possamos começar a concretizá-los”, disse.
Agricultura e Cultura serão dois eixos estratégicos prioritários, para o executivo de Helena Barril, por refletirem a identidade do território. “Parte desta identidade cultural emana da agricultura, com as nossas raças autóctones, as nossas pessoas, aquela identidade do nosso pastor, a pastora, o criador do gado mirandês. Há ali uma identidade que faz parte do nosso gene e, portanto, faz parte desta identidade cultural. A nossa galinha fez-nos uma postura com ovos de ouro, que nos deixou uma riqueza imensa neste território. Se calhar nós conseguimos brilhar pela diferença, por esta riqueza cultural, e é nisto que nos vamos essencialmente focar, sem descurar a educação, todo o apoio que damos”, explicou.
Em relação aos últimos ataques de lobo ibérico no planalto mirandês, a autarca afirma “não tomar partidos” mas garante que o município “não está de costas voltadas para a situação”.
“Miranda do Douro é a porta de entrada do Parque Natural do Douro Internacional e esta questão obriga-nos a uma gestão muito criteriosa porque é uma matéria em que temos uma espécie que é protegida e temos os nossos criadores a sofrer as consequências dos ataques dessa espécie. Sendo eu uma defensora do Parque Natural do Douro Internacional, não posso aqui tomar partido. O município de Miranda não está nem de perto nem de longe, de costas voltadas para esta situação. E volto a reafirmar que o vice-presidente teve uma reunião na semana passada com o secretário de Estado das Florestas e o feedback que nos chegou em consequência dessa reunião é positivo”, contou a autarca.
Helena Barril, foi reeleita para um segundo mandato derrotando o Partido socialista por uma diferença de 332 votos. A entrevista à presidente de Miranda do Douro pode ser ouvida na íntegra, hoje, depois do noticiário das 17h, na rádio Brigantia. Mas também pode ler na edição desta semana do Jornal Nordeste.
Escrito por Rádio Brigantia




