António José Seguro assume querer ser o "presidente de todos" durante passagem por Bragança

PUB.

Qua, 12/11/2025 - 10:47


António José Seguro, candidato a presidente da República visitou, ontem, Bragança.

 

Pela cidade transmontana o ex- secretário geral do Partido Socialista, afirmou que quer ser “o presidente dos portugueses” e por isso um chefe de estado “independente”.

António José Seguro quando confrontado com as afirmações de Catarina Martins, que, durante a sua passagem por Bragança, afirmou ser a única a assumir uma candidatura de esquerda, o candidato afirmou que “não há só uma esquerda, há várias esquerdas. Eu venho de uma esquerda baseada na social-democracia, no socialismo democrático, uma esquerda moderada, mas sobretudo nestas eleições presidenciais, mais importante onde é que eu venho é para onde é que eu quero ir", reforçando que quer ser "o presidente de todos os portugueses e, portanto, quero ser um presidente independente, um presidente exigente, um presidente agregador. Não quero que a Presidência da República seja a extensão de um partido político".

O ex-ministro aproveitou ainda para destacar que a saúde é uma das suas prioridades, caso seja eleito no próximo dia 18 de janeiro. “O atual presidente propõe um pacto para a saúde a seis meses de terminar o seu mandato, ao fim de nove anos e meio. Eu já disse que no primeiro ano a minha causa da prioridade das prioridades é a saúde. De que forma? Promover o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde a tempo e horas. Nas consultas, nas cirurgias, nos cuidados de saúde preventivos e este caos das urgências não pode ser um novo normal, tem que ser resolvido. Ora, nós temos problemas que precisam de resposta imediato. Mas também temos problemas que se resolvem se nós encontrarmos soluções mais duradouras. E aí eu proponho esse pacto para a saúde, é no fundo reunir os partidos políticos todos, os atores das áreas da saúde e encontrar uma gestão de um sistema de saúde que englobe o Serviço Nacional de Saúde e que responda à tempo e horas aos portugueses", propõe Seguro.

Quanto a ter escolhido Isabel Ferreira para mandatária da candidatura em Bragança, António José Seguro afirma que se trata de “uma aliança perfeita”.

"Queria que os meus mandatários, neste caso a minha mandatária em Bragança, interpretasse bem as necessidades do interior do nosso país, que tivesse uma visão do desenvolvimento, que não estivesse só a queixar-se, bem pelo contrário, que encontre soluções, visão, que se coaduna tão bem com uma visão moderna. Quando muitas das vezes se diz que os jovens estão afastados da política, isso não é verdade. Eles estão afastados de uma certa forma de fazer política que não lhes diz respeito e que os afasta. É uma aliança perfeita entre a perspectiva positiva da política, a alegria, a modernidade, a visão, e uma mulher cheia de convicções, cheia de força, cheia de energia. Eu estou muito feliz com esta escolha", explicou.

Durante a sua passagem por Bragança, António José Seguro, fez questão de visitar os órgãos de comunicação social regionais, nomeadamente a Rádio Brigantia, porque acredita serem “fundamentais” para quem é “tão desprotegido e abandonado pelo poder central”. Além dos órgãos de comunicação locais, o candidato a Belém visitou também escolas e instituições sociais.

Jornalista: 
Cindy Tomé