Governo garante construção de ligação de Bragança à Puebla de Sanabria

PUB.

Ter, 29/09/2020 - 16:28


A ligação rodoviária entre Bragança e a Puebla de Sanabria está contemplada no plano de Recuperação e Resiliência.

Foi um dos exemplos dados hoje pelo primeiro ministro na apresentação do documento como uma das pequenas estradas que mudam a geografia da zona transfronteiriça.

António Costa deixou a garantia da construção do troço de 20 quilómetros que permitirá uma ligação mais rápida ao comboio de alta velocidade espanhol.

“Bragança é a capital de distrito mais isolada no contexto nacional. Há uma estrada de 20 quilómetros que vamos fazer que ligará Bragança à fronteira, colocando a cidade a cerca de meia hora da alta velocidade espanhola e que permitirá colocar Bragança como a cidade portuguesa que está a menor tempo de distância de Madrid”, afirmou.

Segundo o primeiro ministro a região vai ganhar uma nova centralidade ibérica com esta ligação.

“Esta transformação é o que permitirá a quem quer investir e encontrar boa qualidade de vida perceber que a relação do que chamamos interior não tem de ser exclusivamente com o litoral, mas, pelo contrário, são as zonas do país que estando no centro do mercado ibérico melhores condições têm de aproveitar o mercado dos 60 milhões de habitantes da península ibérica”, afirmou.

Esta será uma das ligações rodoviárias a Espanha incluídas no eixo da competitividade e coesão territorial, que tem destinados 1500 milhões de euros, investimento que se destina na quase totalidade ao interior do país.

O programa de recuperação e resiliência incluiu 15,3 mil milhões de euros em subvenções a fundo perdido, bem como 29,8 mil milhões de euros em subsídios do orçamento da União Europeia até 2027. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro