Mirandela recebeu mais de 150 participantes no Encontro Regional da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação

PUB.

Ter, 23/04/2024 - 09:04


O 20º Encontro Regional da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação aconteceu, este fim-de-semana, em Mirandela

“Ultrapassou largamente as expetativas, porque foi uma organização exemplar das enfermeiras Teresa Bento e da Sónia Casado em colaboração com o Município que cedeu todos os meios neste maravilhoso auditório espaço cultural”, adiantou o presidente da APEDT, tendo em conta os mais de 150 enfermeiros inscritos.

“Os próprios temas, também foram ao encontro das necessidades e anseios das pessoas da região de Trás-os-Montes”, acrescenta Fernando Vilares.

A “Insuficiência renal crónica. Estratégias para melhor cuidar”, foi o mote para o encontro dos profissionais desta área que contou, no sábado, com um curso sobre “Acesso Arteriovenoso Para Hemodiálise” com cerca de 40 enfermeiros.

Já no domingo, aconteceram os diversos painéis para abordar temáticas como a reabilitação no doente hemodialisado, as emergências em hemodiálise, competências em enfermagem de Nefrologia, a gestão da dor, a transição da diálise para o transplante, entre outras.

Fernando Vilares não tem dúvidas dos benefícios para os enfermeiros ao participarem nestes eventos. “Tivemos palestrantes da área e outros da área do ensino em que foram discutidos assuntos teóricos e práticos e fica sempre uma referência, sobretudo para os enfermeiros mais novos que recentemente entraram neste mundo da diálise para poderem saber onde procurar o conhecimento e a informação”, afirma.

“De coração cheio e com vontade de repetir a experiência, estavam as enfermeiras Teresa Bento e Sónia Casado, as coordenadoras da organização do encontro. “O feed-back foi muito positivo, ao nível do programa e da parte social e de convívio foi muito bom”, refere Teresa Bento. “Nunca tínhamos passado por esta experiência tão intensa e foi um momento de aprendizagem. Deu trabalho, mas foi gratificante”, sublinha Sónia Casado.

Terminou o 20º Encontro regional da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, que contou com a parceria da Tecsam - Tecnologia e Serviços Médicos – e do Município de Mirandela.

Em 2025, o encontro vai realizar-se em Castelo Branco.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Foto: Rádio Terra Quente