Governo deixa a linha férrea do Douro de fora dos investimentos para 2030

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Qua, 20/06/2018 - 17:57


O Programa Nacional de Investimentos 2030 não contempla o projecto de electrificação da Linha Ferroviária do Douro entre a Régua e o Pocinho, e o estudo para reabertura da linha até à fronteira de Barca d’Alva. 

Esta manhã teve lugar o primeiro Seminário Internacional de Desportos de Natureza Oportunidades para o turismo, onde esteve presente o vice-presidente da câmara de Vila Nova de Foz Côa que considera que o projecto seria estruturante para a região. São 20 km’s de linha conta João Paulo Sousa: “a linha do Douro é estruturante para o território e para o Douro Superior porque poderá ser rentabilizada em termos económicos e de turismo” destacou o vice-presidente da câmara de Vila Nova de Foz Côa”, destacou o vice-presidente da câmara de Vila Nova de Foz Côa.

João Paulo Sousa afirma que esta é uma luta que vão travar através de dados objectivos e coerentes: “em primeiro lugar a União Europeia está a sinalizar esta situação, claro que pode não seja concretizada”, referiu João Paulo Sousa.

O vice-presidente da câmara de Vila Nova de Foz Côa vai mais longe e refere que já não há tempo para sonhar mais: “já não temos tempo para sonhar mais, e das duas, uma: olhamos para os problemas de frente e dizemos que não vamos fazer ou tomar a iniciativa e ser ambicioso”, disse no final do seminário. 

O programa, que define as prioridades dos investimentos infra-estruturais estratégicos de médio e longo prazo nos sectores da Mobilidade e Transportes, Ambiente e Energia não engloba a linha do Douro e o Alentejo, mas um estudo da Comissão Europeia sobre ligações ferroviárias transfronteiriças chama a atenção para o potencial da reabertura da linha do Douro em termos turísticos e de coesão social. O governo enviou um esclarecimento que refere que o Programa Nacional de Investimentos 2030 não é um documento definitivo e promete fazer discussões temáticas em todo o país.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas