Seg, 13/07/2015 - 11:15
Este ano o mote da iniciativa foi uma homenagem ao Capitão Cruz, antigo autarca de Mogadouro, que foi responsável pelo desenvolvimento do concelho a partir dos anos 30. Recriações históricas, um desfile etnográfico, jogos tradicionais, animação musical, e outros espectáculos promoveram a cultura e ritualidades da região.
Para o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Francisco Guimarães, esta é uma iniciativa que traz retorno económico à localidade.
“Desde a moagem que temos, ao fabrico do pão, ao merceeiro ou as tasquinhas toda essa gente acabou por economicamente ter o seu retorno financeiro com este festival”, destaca. O autarca salienta que o resultado do evento organizado pela câmara municipal “foi extremamente positivo. Acho que foi uma aposta ganha, mas o balanço ultrapassou as 10 mil pessoa que nos visitaram nestes dias de grande festa”.
Aquele que pretende ser um cartaz de promoção de Mogadouro realizou-se pelo segundo ano consecutivo. A gastronomia esteve também em destaque com algumas casas e pátios particulares a acolherem tascas tradicionais.
Francisco Santos foi um dos que decidiu durante os três dias do festival abrir um estabelecimento típico na zona do Castelo e refere que “as pessoas aderem e acham muita piada”.
No próximo ano o tema será outro mas o património cultural será o mote dominante da iniciativa que coloca a zona despovoada do castelo no centro da vila por alguns dias. Escrito por Brigantia.