Doping no Desporto em debate em Mirandela

PUB.

Sex, 11/05/2018 - 11:13


O coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto está preocupado com o facto de muitos pais e dirigentes desportivos "estarem a incutir nas crianças a pressão da necessidade de vencer e de atingirem bons resultados desportivos imediatos" e teme que uma das consequências possa ser o recurso ao doping.

José Carlos Lima chama a atenção para a necessidade das crianças "terem o seu tempo para ultrapassar as diversas etapas de desenvolvimento". 
Uma preocupação manifestada, esta quarta-feira, em Mirandela, durante o seminário “Doping no Desporto”. No entanto, José Carlos Lima considera que a ética no desporto está a ter uma evolução "muito positiva" até porque o coordenador do Plano Nacional sente que "há cada vez mais gente preocupada em passar uma mensagem positiva do desporto".
Este seminário “Doping no Desporto”, está inserido no Projeto Europeu “Just Sport” – Erasmus + - cujo principal objetivo é aumentar a consciencialização entre os atletas recreativos, sobretudo dos jovens, sobre os perigos do uso de esteróides, estimulantes, hormonas, narcóticos e outras substâncias proibidas – o designado doping.
O Município de Mirandela é o parceiro português deste projeto que tem entidades participantes de mais cinco países: Bulgária, Croácia, Eslovénia, Itália e Suécia.
Orlando Pires, vereador do pelouro do desporto do Município local, espera que esta iniciativa "venha a ser útil para todas as coletividades desportivas que existem no concelho no sentido dos seus dirigentes sensibilizarem os mais jovens para os malefícios do recurso ao doping".
Neste seminário, também foi abordado o papel da educação na luta contra a dopagem, com uma apresentação a cargo de Ana Paula Tomás, da Autoridade Antidopagem Portugal, bem como uma abordagem desta temática do doping na perspetiva do atleta profissional por parte do ex-ciclista profissional, César Quitério e pelo presidente da Associação de Ciclismo de Bragança, Miguel Monteiro.
O “Just Sport” é um dos seis projetos europeus ligados ao desporto em que o Município de Mirandela participa.

 

 

Jornalista: 
Escrito por Terra Quente (CIR)