Director do Agrupamento de Vila Flor preocupado com a diminuição de alunos

PUB.

Qua, 05/11/2014 - 10:55


  A redução drástica do número de alunos, nas últimas décadas, é a maior preocupação do director do agrupamento de escolas de Vila Flor. Em relação ao ano passado, o agripamento terá perdido entre 30 a 40 estudantes. “A minha maior tristeza e preocupação é a redução drástica no número de alunos. Neste momento, temos praticamente um terço daquilo que seriam há 20 anos atrás”, confessa Fernando Almeida.

O docente de Biologia mostra-se favorável à construção de um centro escolar em Vila Flor, desde que o equipamento não implique o encerramento das restantes escolas no concelho.No que diz respeito ao encerramento de escolas, como aconteceu este ano com a primária de Freixiel, no concelho de Vila Flor, Fernando Almeida considera que nem sempre são avaliadas as situações caso a caso. O professor mostra-se contra a opção quando não se atende às especificidades e não são analisadas as alternativas.
O director do agrupamento defende ainda que a falta de auxiliares é um dos grandes constrangimentos que enfrenta na gestão diária do agrupamento. “De acordo com a legislação, nós temos todos os assistentes operacionais. Mas no dia-a-dia, esse é o nosso grande problema, eu diria mesmo que o grande constrangimento que o nosso agrupamento e, até generalizando um pouco mais a nível nacional, as escolas sentem é a nível de falta de pessoal não docente”, aponta Fernando Almeida. A escola sede tem ainda placas de amianto. A primeira fase de retirada das telhas de fibrocimento começou no último Verão, mas a operação ainda não foi concluída. O director do agrupamento de Vila Flor garante que as placas não estão danificadas e que não representam perigo para a saúde pública. Estes são alguns dos temas abordados no Cinco Perguntas desta semana que para ouvir hoje, depois do noticiário das 5 da tarde. Escrito por Brigantia.