Cidões espera enchente na Festa da Cabra e do Canhoto

PUB.

Sex, 31/10/2014 - 10:44


A aldeia de Cidões, em Vinhais, espera uma enchente amanhã à noite. A Festa da Cabra e do Canhoto vai animar esta pequena localidade, que se enche de gente para assistir à festa.

O evento começa hoje com o 1º Simpósio Internacional de Máscaras Artesanais, que é a grande novidade da edição deste ano. O ponto alto é amanhã à noite com os rituais celtas e a queima do cabrão. “Quem da cabra comer e ao canhoto de aquecer um ano de sorte vai ter”. Esta é a crença da população de Cidões.
A Festa da Cabra e do Canhoto é uma tradição de origem celta e assinala o fim da estação clara e o início da estação escura.
A novidade da edição deste ano é o 1º Simpósio Internacional de Máscaras Artesanais, que traz ainda música com Las Çarandas, uma exposição de Balbina Mendes e teatro.
O vereador da autarquia, Roberto Afonso, realça que esta é “uma festa importante para o concelho de Vinhais”.A recriação do ritual tem ganho expressão. Em 2013 cerca de dois mil visitantes estiveram na pequena aldeia de Cidões. Este ano o número deverá aumentar.O coordenador do evento, Luís Castanheira, garante que o cenário é pensado ao pormenor e na aldeia todos se vestem a rigor.

O ritual de origem celta, organizado pela Associação Raízes de Cidões, conta este ano com três dias, sendo que o ponto alto acontece este sábado com a Queima do Cabrão. Hoje e durante o fim-de-semana artesãos de máscaras portugueses e espanhóis vão trabalhar ao vivo no Centro Cultural Solar dos Condes, em Vinhais.

Escrito por Brigantia