Seg, 18/08/2014 - 10:14
A presidente do município, Maria do Céu Quintas , considera que a seda é uma das actividades que melhor o caracteriza. E salienta que o desenvolvimento desta nova imagem não representou qualquer encargo financeiro para a autarquia. “Vamos apostar naquilo que temos de único, a seda. Esta imagem foi concebida por um funcionário do município, assim como o filme que foi apresentado, por isso não gastamos nada”, salienta.
Este é apenas o primeiro passo para a revitalização do ciclo da seda que o Município de Freixo de Espada à Cinta quer tornar numa verdadeira imagem de marca do concelho.
A apresentação da nova imagem fez parte do programa do Encontro de Freixenistas que reúne todos os anos dezenas de pessoas naturais de Freixo espalhadas pelo país e pelo mundo.
O dia foi aproveitado também para homenagear a Associação Recreativa e Cultural da Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta que ganhou o primeiro prémio na categoria de Prestação Sinfónica ,no Concurso de Bandas Atneu Artístico Vilafranquense. Uma distinção obtida em Maio em Vila Franca de Xira e agora reconhecida pelo município com uma medalha de mérito.
O presidente desta associação, Nuno Ferreira, salienta que este é o culminar do trabalho que a banda tem vindo a desenvolver ao longo dos seus 150 anos de existência.
“È o culminar de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo de várias gerações”, considera.
O ponto alto do encontro de freixenistas foi o almoço convívio junto à praia da Congida que reuniu 160 pessoas. Houve ainda tempo para a apresentação do livro “Quadras de uma Vida”, de António Madeira. Escrito por Brigantia