PUB.

CERCIMAC à espera de acordos com a Segurança Social para abrir o lar

PUB.

Seg, 18/08/2014 - 10:25


  Poderia ter sido inaugurado mas foi apenas apresentado à comunidade. O lar residencial da CERCIMAC, Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros, está pronto desde Março mas ainda não tem acordos com a Segurança Social.

Apesar de fechado, o edifico pôde ser visitado pelos macedenses na passada-quinta feira, numa festa de apresentação do lar. Luísa Garcia, presidente da direção da CERCIMAC, salienta que esta foi uma forma de a instituição agradecer os apoios que tem recebido desde 2009 para concretizar o sonho da construção do lar residencial.
Esta festa de apresentação da qual fez parte o jantar e animação musical, foi também uma forma de angariar fundos.
O lar representa um investimento de cerca de 1 milhão e 250 mil euros, comparticipados em 970 mil pelo POPH, Programa Operacional de Potencial Humano.
A Cercimac contou também com o apoio do Município de Macedo de Cavaleiros que cedeu o terreno e disponibilizou 150 mil euros.
Para conseguir a restante verba, ou seja cerca de 130 mil euros, a instituição teve de contrair um empréstimo que ainda está por pagar.
Com utentes em lista de espera para o lar residencial que ultrapassam já as 24 vagas disponíveis, a CERCIMAC apoia actualmente 30 utentes no Centro de Actividades Ocupacionais que funciona desde 2006 em Macedo de Cavaleiros. Até ter acordos com a Segurança Social o lar vai permanecer fechado. Mesmo encerrado o edifício custa por mês mais de 600 euros só de potências contratadas de electricidade. Escrito por Brigantia