Castmonte com novidades gastronómicas

PUB.

Ter, 28/10/2014 - 10:17


Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços, prepara mais uma edição da Feira da Castanha.

A Castmonte, apresentada ontem, decorre este ano de 7 a 9 de Novembro e conta com mais 22 expositores do que no ano passado, são 72 no total.

A castanha é a rainha neste certame, que promove também outros produtos do concelho.O presidente da Câmara Municipal assegura nesta edição da Castmonte há uma aposta forte na promoção daquilo que de melhor se produz no concelho de Valpaços.“Além da castanha é uma montra dos produtos regionais. Procuramos fazer dela a verdadeira montra, aqui as pessoas podem encontrar o azeite, o vinho, o folar, o fumeiro. Há uma grande aposta no que é do concelho, temos unicamente três stands de artesanato de fora, dos restantes 72 são praticamente todos do concelho”, realça o autarca.Este ano, a castanha é aliada à gastronomia. Amílcar Castro adianta que os fins-de-semana gastronómicos são a grande novidade desta edição da Castmonte.“A castanha atingiu um sucesso que hoje em dia não podemos regredir, pelo contrário, temos que aumentar. E ano após ano procuramos inovar. Vamos ter os fins-de-semana gastronómicos, é uma iniciativa que nós criámos, em parceria com o Turismo Porto e Norte de Portugal, que vai ocorrer em Carrazedo e em Valpaços, há 15 restaurantes que aderiram, vão servir pratos à base de castanha”, realça Amílcar Castro. A castanha tem um peso significativo na economia do concelho, mas este ano a produção regista uma quebra na ordem dos 50 por cento, devido ao fungo que está a afectar os castanheiros. Ainda assim estima-se uma produção na ordem das seis mil toneladas.

Carrazedo de Montenegro acolhe também este ano, pela primeira vez, as Jornadas Técnicas do Castanheiro, para esclarecer os agricultores sobre as doenças que afectam actualmente o castanheiro.

Escrito por Brigantia