Sex, 24/07/2015 - 19:19
Dados avançados pelo comandante distrital, Amândio Correia, hoje durante as comemorações dos 139 anos do Comando Distrital de Bragança da PSP.
“No primeiro semestre de 2015, os indicadores dos crimes contra pessoas e contra o património estão a diminuir. Mas há dois crimes em concreto que aumentaram, o furto de veículos e os furtos em estabelecimentos comerciais. Contudo, esse aumento é relativamente residual, porque os números são baixos. No caso dos furtos de automóveis estamos abaixo dos 20 furtos, mas o ano passado tínhamos um número bastante reduzido. No furto em estabelecimentos temos mais cerca de 15%”, revela.
Outra das ocorrências que merece a atenção PSP de Bragança é a sinistralidade rodoviária. O comandante considera críticos os primeiros seis meses de 2015 nessa área, tendo-se registado mais 18 acidente e mais 19 vítimas, tratando-se sempre de feridos leves. Para tentar contrariar estes números a PSP tem reforçado a fiscalização de velocidade, com controlo em movimento.
“Nesta semana, tem estado em Bragança e Mirandela um carro descaracterizado da polícia a fazer detecção de velocidade em movimento o que nunca tinha acontecido na nossa área. Tem sido um número assustador, afinal em Bragança e Mirandela conduz-se muito depressa”, considera Amândio Correia.
É ainda considerada preocupante, a média de idades do efectivo, que se situa nos 48 anos e meio. Um terço do efectivo tem mais de 50 anos, o que, de acordo com o comandante Amândio Correia, pode pôr em causa a eficácia da força de segurança.
“Temos alguns elementos que, na expectativa de vida que tinham, já estariam nesta altura fora da actividade policial. Mas devido às alterações da lei de orçamento de não autorização de passagem a situação de pré-aposentação, e aposentação só no limite de idade ou por motivo de doença, leva a que alguns elementos que já atingiram o seu limite físico e psicológico digam que já não querem trabalhar mais e estão de baixa, a aguardar uma decisão. Temos menos 5 efectivos e temos menos capacidade de resposta”, adianta o responsável do comando distrital.
Preocupações do comando da polícia de segurança de Bragança, avançadas em dia de comemoração dos 139 anos. Escrito por Brigantia.