Bombeiros reivindicam viaturas INEM em todas as corporações

PUB.

Qui, 16/04/2009 - 08:23


A Federação Distrital de Bombeiros vai reunir-se hoje com a presidência do Instituto Nacional de Emergência Médica para reivindicar a colocação de postos INEM em todas as corporações de Bragança.    

A Federação considera que há falta de meios para assegurar o transporte de emergência para os hospitais desde que foi implementada a reorganização das urgências, uma vez que todas as situações urgentes são encaminhadas para o Centro Hospitalar do Nordeste.

“Com esta deslocalização dos doentes urgentes dos centros de saúde para o CHNE implica que os carros INEM demorem mais tempo a fazer esse serviço urgente explica o presidente da Federação Distrital de Bombeiros.

Humberto Martins acrescenta que “se acontece outra emergência tem de sair outra tripulação e isto faz duplicar os meios e os esforço que temos de fazer”.

 

Das 15 corporações existentes no distrito de Bragança, oito não possuem viaturas do Instituto Nacional de Emergência Médica.

São considerados “postos de reserva INEM” sendo que as associações humanitárias disponibilizam uma viatura própria para efectuar serviços de emergência médica.

A Federação de Bombeiros quer que a rede seja alargada a todo o distrito.

 

“Vou pedir para que todos os corpos de bombeiros sejam postos INEM e não apenas de reserva porque se não é um pandemónio” afirma Humberto Martins, revelando que “ainda há dias um comandante de uma corporação me disse que a continuar assim a associação humanitária seria obrigada a comprar mais um carro”.

 

As corporações de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Izeda, Mogadouro, Sendim, Torre Dona Chama e Vila Flor são as que não possuem uma ambulância do INEM.

Escrito por Brigantia