Município de Freixo de Espada à Cinta implementa consultas de terapia da fala no concelho

PUB.

Qua, 17/09/2025 - 09:58


Durante anos, muitas famílias enfrentaram uma dura realidade para garantir que os filhos tivessem acesso à terapia da fala. Sem este serviço no concelho, pais e crianças percorriam dezenas de quilómetros até localidades como Mirandela, Mogadouro ou Bragança

O município de Freixo de Espada à Cinta, numa “parceria estratégica” com a empresa Psicoespaço, vai disponibilizar consultas de terapia da fala a 32 alunos do pré-escolar e do 1º. ciclo das instituições educativas do concelho, com início neste ano letivo.  Um passo importante para muitas famílias que, até aqui, viam na distância um dos maiores obstáculos à evolução dos seus filhos.

É o caso de Ângela Araújo que levava, uma vez por semana o filho de quatro anos, a Mogadouro ou Mirandela a sessões de terapia da fala. Agora com esta parceria do município vai ser mais fácil para ela, mas sobretudo para a criança. “A criança ficava cansada por ter de se deslocar para Mogadouro ou para Mirandela. Fazia vários quilómetros e chegava lá a dormir. Acabado de acordar para uma sessão de 45 minutos não tinha o rendimento que nós pais e terapeuta esperávamos. Agora, virem diretamente à escola, é mais fácil para a criança progredir dentro do seu espaço habitual”.

Além da proximidade, o apoio financeiro representa um verdadeiro alívio. As sessões passam agora a ser comparticipadas em 75% pelo município, ficando o restante valor a cargo das famílias. Caso haja boa adesão e resultados positivos, a autarquia admite avançar já no próximo ano com a comparticipação total das sessões. Para Ângela araújo essa possibilidade faz toda a diferença. “É muito diferente pagar uma terapia a 100% ou a 25. Vai fazer a diferença para qualquer um. Quando ia a Mogadouro ou Mirandela pagava 35 euros por uma sessão de 45 minutos com a criança e 15 da terapeuta a pôr os encarregados de educação a par da evolução”.

À semelhança de Ângela Araújo, Rita Pires é outra mãe que se deslocava semanalmente até Mirandela para garantir que o filho, António Júlio, de quatro anos, tinha acesso às terapias. Com esta nova medida a ser implementada no concelho torna-se tudo mais fácil. “Não preciso andar a trocar folgas com as colegas nem a pedir ao patrão o dia”.

Do lado da autarquia, o presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, garante que o objetivo é dar a todas as crianças as mesmas oportunidades, com qualidade e proximidade. “Queremos ajudar a combater as assimetrias, no que toca à deslocação a outras localidades. A educação é uma aposta clara deste executivo. Para nós é indiferente se é uma ou 20 pessoas que precisam deste apoio. O importante é coloca-lo à disposição”.

Nuno Ferreira considera que este investimento é “mais do que justo” e fundamental para dotar melhor a educação do concelho.

A empresa Psicoespaço, está a cargo das sessões de terapia que serão oferecidas a 32 crianças do pré-escolar e 1.º ciclo que foram previamente diagnosticadas.

Com uma comparticipação inicial de 75% das sessões, o objetivo é garantir apoio especializado acessível, promovendo inclusão e igualdade desde os primeiros anos escolares, com possibilidade de comparticipação total no próximo ano letivo.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Cindy Tomé