Alunos temem que greve dos professores tenho impacto nas aprendizagens

PUB.

Seg, 18/09/2023 - 09:25


O STOP, Sindicato de Todos os Profissionais da Educação, convocou uma greve para esta semana, com início hoje

Esta manhã, no começo do dia de aulas, na Escola Secundária Abade de Baçal, os alunos não se mostraram muito preocupados porque acreditam que não haverá muitos professores a aderir.

Patrícia Oliveira, aluna do 9º ano, não teme que muitos professores faltem durante a semana nem pelo ano lectivo fora.

“Este ano, por exemplo a Português e Matemática tenho medo de muita matéria ficar por dar e depois correr mal. O ano passado quase nenhum professor faltou, eramos uma das únicas turmas que tinha sempre aulas. Eu acho que este ano vai haver muitas greves, mas se calhar vamos ter a sorte de conseguir dar toda a matéria”, referiu.  

Ana Martins também é de 9º ano e também acredita que serão poucos os professores que vão faltar esta semana.

“Eu acho que vêm todos, porque raramente faltam, poucos aderem à greve aqui. Mas se professores faltarem vai ser complicado entrar na rotina, porque estivemos muito de férias e chegarmos à escola e estarem professores a faltarem pode dificultar a rotina de estudo”, disse.

Maria Leonor Pires, de 9º ano, assume que no ano passado não houve muitos professores a faltar mas teme que este ano fique matéria por dar.

O STOP anunciou no final de Agosto uma greve nacional que começa esta segunda-feira e culmina na sexta-feira, com uma manifestação em Lisboa. O protesto engloba todos os profissionais da educação.

O ano lectivo anterior ficou marcado por várias greves nas escolas de todo o país.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves