PUB.

Agricultores vão protestar esta manhã em Mirandela à frente da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte

PUB.

Qui, 26/01/2023 - 08:16


Milhares de agricultores de Trás-os-Montes vão protestar esta manhã à porta da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, sediada em Mirandela

A manifestação é organizada pela Confederação de Agricultores Portugueses. De acordo com o vice-presidente, Mário Abreu Lima, em causa está a forma como os agricultores têm sido tratados pelo ministério e o atraso dos pagamentos.

“Manifestar o agravo em que os agricultores hoje têm relativamente ao Ministério da Agricultura e à forma como são tratados. Também as questões dos atrasos de pagamentos, aos compromissos não compridos e inclusivamente as propostas do próximo Pré-PAC”, explicou.

Os agricultores vão protestar ainda pela possível transferência da Direcção Regional de Agricultora e Pescas do Norte para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional. O primeiro-ministro já disse que isso não vai acontecer, mas Mário Abreu Lima afirma que a legislação prova o contrário.

“No diploma legal que foi publicitado verifica-se que essa mudança está assumida. Uma foi coisa é dizer que nada se altera a nível da verbalização do processo, outra coisa é aquilo que legislativamente é assumido, feito e publicado. A única coisa que podem dizer é que o edifício da Direcção Regional de Agricultura não sai daqui, mas isso seria um milagre transferi-lo para o Porto”, frisou.

O protesto vai começar com um desfile de tractores e manifestantes que culmina em frente à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, onde está previsto juntarem-se cinco mil agricultores de Trás-os-Montes e ainda uma delegação de agricultores do Minho. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais