ULS do Nordeste lança projeto-piloto de formação sobre cuidados no primeiro ano de vida dos bebés

PUB.

Qui, 12/02/2026 - 09:16


As formações decorrem na Escola Superior de Saúde de Bragança. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e estão disponíveis através das redes sociais da Unidade Local de Saúde do Nordeste, através de link ou código QR

A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), através dos serviços de Pediatria, Obstetrícia e Cuidados de Saúde Primários, está a desenvolver um projeto-piloto de formação dirigido a pais, cuidadores e a todos os interessados nos cuidados a ter com crianças no primeiro ano de vida.

Clara Preto, pediatra da ULS do Nordeste, explica que o projeto nasceu da perceção de que os pais recebem frequentemente informações contraditórias. “É um ciclo de sessões de formação para os pais e cuidadores, qualquer pessoa que também esteja interessada no tema. Isto surgiu da necessidade de uniformizar um bocadinho as recomendações aos pais sobre os cuidados a ter com as crianças no primeiro ano de vida. Quando nasce uma criança toda a gente tem opiniões sobre o que fazer, quais são as condutas mais corretas a ter com a criança e os pais, principalmente aqueles que que são pela primeira vez pais, sentem-se muito perdidos porque, muitas vezes, as opiniões são contrárias e eles procuram no profissional de saúde realmente essa resposta”

As sessões são dinamizadas por uma equipa multidisciplinar, que integra pediatras, médicos de família e enfermeiros da área da saúde materno-infantil, com o objetivo de garantir a informação correta.“Tendo em consideração aquilo que eles já nos costumam perguntar mais frequentemente e também no sentido de lhe darmos indicações de algumas atitudes preventivas que podem fazer a diferença, nomeadamente medidas para um sono seguro do bebê, para evitar algumas mortes súbitas durante os primeiros meses de vida, que raramente, mas por vezes acontecem e que há pequenas medidas que podem fazer essa diferença.”

O projeto-piloto arrancou em janeiro e prolonga-se até junho, com sessões mensais realizadas ao sábado de manhã, com a duração de uma hora.

A pediatra, também coordenadora do projeto, explica que vão ser abordados diversos temas e no final do ciclo, será oferecido aos participantes um livro que reúne toda a informação transmitida ao longo das sessões.

“Têm diversos temas. Vão desde o sono do segundo ano, como já falei anteriormente, cólicas do lactante, vacinas de extraplano, também tem uma parte de suporte básico de vida, de prevenção de acidentes em casa, portanto abarca imensos temas e no final vamos oferecer um livro que terá compiladas todas estas informações, que será o livro do bebê e que será oferecido a todos os participantes. Esse livro também será adotado pela Unidade Local de Saúde do Nordeste oficialmente e será depois oferecido a todos os bebês que nascerem aqui na nossa unidade local de saúde e aqueles que apesar de não terem nascido venham durante o primeiro ano de vida, vivam aqui na região”, rematou.

As formações decorrem na Escola Superior de Saúde de Bragança. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e estão disponíveis através das redes sociais da Unidade Local de Saúde do Nordeste, através de link ou código QR.

As inscrições são individuais, mesmo no caso de casais, devido à capacidade da sala, e a participação está aberta a qualquer pessoa interessada.

No futuro, o objetivo será levar estas formações a outros concelhos do distrito de Bragança. Paralelamente, está prevista a formação de uma equipa de saúde escolar, que irá replicar conteúdos adaptados às creches.

Escrito por Rádio Brigantia.