Atletismo: Mais de 200 atletas vão participar na Meia Maratona da Cereja de Alfândega da Fé

PUB.

Qui, 01/06/2023 - 11:55


A Meia Maratona da Cereja de Alfândega da Fé está de regresso no próximo domingo.

A sexta edição leva à vila transmontana cerca de 200 atletas. Rui Teixeira, atleta do Sporting CP, Luís Saraiva (SC Braga) e Lucinda Moreiras (CA Macedo de Cavaleiros) são alguns dos nomes confirmados.

Este ano, a prova está inserida na Bio-Região Lagos do Sabor de forma a assumir-se como uma Meia Maratona mais sustentável. Para isso foi realizado, no dia 26 de Maio, um “plogging”, uma actividade física, com origem na Suécia, combinada com a recolha de lixo”, “Percorremos com vários voluntários o percurso da meia-maratona para recolher lixo, detritos que havia nas bermas. É uma prova sustentável e esta ideia surge para fomentar a nossa integração na Bio-Região Lagos do Sabor, da qual faz parte o município”, explicou Rui Gonçalves, responsável pela secção de atletismo da Associação Recreativa Alfandeguense (ARA).

A Meia Maratona da Cereja conta com duas distâncias em termos de percurso, de 21 e de 10 quilómetros. O destaque vai para as corridas jovens. São cerca de 50 as crianças e jovens inscritos.

A participação dos mais novos serve de ponto de partida para a aposta no atletismo de formação. A A.R. Alfandeguense abre a modalidade aos pequemos atletas a partir do próximo mês de Setembro, em parceria com o agrupamento de escolas. “É nas escolas que identificámos quem está mais vocacionado para o atletismo. As escolas e os professores vão ajudar-nos nisso. Está o compromisso firmado”.  

A Meia-Maratona da Cereja está incluída no projecto Running Place Alfândega da Fé, é organizada pela Associação Recreativa Alfandeguense, em parceria com o município.

A prova tem início às 09h30 e é etapa única do Campeonato Distrital de Meia Maratona da Associação de Atletismo de Bragança.

 

Jornalista: 
Susana Madureira