Vale Pradinhos em Macedo de Cavaleiros prepara-se para receber a 11.ª edição das Jornadas Micológicas

PUB.

Ter, 21/10/2025 - 09:58


Até ao momento as jornadas micológicas de Vale Pradinhos contam com 130 inscritos e as expectativas da organização são positivas.

Outono é sinónimo de cores, cheiros e cogumelos. Vale Pradinhos, no concelho de Macedo de Cavaleiros, prepara-se para receber a 11.ª edição das Jornadas Micológicas.  Um evento que já é tradição e que promete juntar curiosos e especialistas de todo o país.

Com várias atividades a decorrer ao longo do dia em torno dos cogumelos, o responsável pela organização, Armando Edra, explica que o evento continua a atrair participantes de todo o país. “Já temos muitas inscrições. Sim, de todo o país. Ontem inscreveu-se um casal de Portimão, de Lisboa vêm oito pessoas, da Marinha Grande vêm mais quatro, também vêm de Viana do Castelo, de Braga, vêm de Viseu, Coimbra, vem gente de muito lado”, disse.

Além do convívio, o principal objetivo é ensinar a apanhar cogumelos com segurança. “Durante muito tempo era uma incógnita. Só meia dúzia de pessoas, por aldeia, é que sabia que cogumelos eram comestíveis. Havia muito medo porque tinham acontecido acidentes e pessoas morreram. Esse é um dos nossos propósitos, é que as pessoas aprendam a apanhar cogumelos, ou pelo menos a distinguir os bons dos maus”, explicou, mostrando-se confiante que, este ano, apesar da pouca chuva, vai haver cogumelos para as jornadas. “Os cogumelos estão sempre à espreita. Logo que vêm as primeiras chuvas, passado 3 dias temos cogumelos. Agora claro, em demasia não ajuda muito porque os cogumelos nascem e logo ficam estragados. Mas vai haver cogumelos”, frisou.

Mesmo com um outono irregular, o organizador acredita que a natureza vai colaborar

Até ao momento as jornadas micológicas de Vale Pradinhos contam com 130 inscritos e as expectativas são positivas. Organizadas pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da aldeia macedense, as jornadas realizam-se no dia 25 de outubro e contam com várias atividades ao longo do dia desde a apanha de cogumelos orientada por guias micológicos, à mostra e identificação das espécies recolhidas, culminando com a degustação da chamada “Maior Açorda de Cogumelos do Mundo”.

Escrito por Brigantia. 

Foto: Rádio OndaLivre

Jornalista: 
Cindy Tomé