Município de Vimioso investe 300 mil euros em substituição de passagem hidráulica na Estrada das Três Marras

PUB.

Ter, 21/10/2025 - 09:51


A estrada, que liga as aldeias de Avelanoso e Serapicos, está encerrada ao trânsito durante cerca de seis meses devido a uma obra de substituição de uma passagem hidráulica na Ribeira de Santa Marinha

A Estrada das Três Marras, entre Serapicos e Avelanoso, no concelho de Vimioso, vai estar encerrada ao trânsito durante cerca de seis meses para a substituição de uma passagem hidráulica na Ribeira de Santa Marinha. Trata-se de um investimento que ronda os 300 mil euros, que o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, António Santos, considera essencial para garantir a segurança rodoviária. “O concurso decorreu normalmente, foi adjudicado a uma das empresas concorrentes por 275 mil euros mais IVA, totalizando cerca de 292 mil euros e foi desenvolvido o procedimento quando achávamos que de facto, segundo os técnicos, não havia condições de segurança para continuar a circular na estrada. Daí que a obra teve que ser executada para garantir circulação com segurança desde a fronteira até Vimioso e outros pontos do país, naturalmente”, explicou o autarca.

Durante o período das obras, o trânsito estará cortado entre as duas aldeias do concelho de Vimioso, com um desvio devidamente sinalizado. O autarca sublinha que se trata de uma obra necessária e que apresenta alguma complexidade técnica. “É uma obra de alguma dimensão, que obriga a salvaguarda de questões de ordem técnica em elementos relativos à segurança e à execução. Não é simples, embora possa parecer e já se especula muito sobre isso, não é uma obra que seja simples porque obedece à prevenção”, disse.

O presidente da Câmara sublinha ainda que, apesar do prazo de seis meses previsto para a obra, espera que a circulação possa ser retomada pela altura do natal.

As obras já começaram e por isso o trânsito está já cortado tendo como alternativas a estrada antiga entre Avelanoso e Vale frades. A Estrada das Três Marras tem uma extensão de cerca de 13 quilómetros e liga Vimioso à fronteira entre Portugal e Espanha, sendo uma das principais vias de acesso transfronteiriço do concelho.

Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Cindy Tomé