PUB.

Município de Mogadouro estuda dificuldades habitacionais do concelho

PUB.

Sex, 24/03/2023 - 09:14


A câmara de Mogadouro está a realizar um diagnóstico para perceber as dificuldades habitacionais existentes entre a população mais jovem do concelho

Em Janeiro foi inaugurada a requalificação do antigo Bairro do Fundo do Fomento da Habitação, destinado às pessoas mais carenciadas. Agora, o município quer compreender as necessidades que existem por parte dos mais jovens no pagamento de rendas.

“Acabámos de construir o bairro de habitação social, 32 habitações, que se encontram em fase de atribuição e aquilo que sentimos é que existem mais carências principalmente ao nível de casais jovens. Nesse sentido, estamos a rever a nossa estratégia de habitação e vamos propor ao IHRU onde vamos identificar mais cerca de 20 casas no concelho de pessoas que vivem em habitações degradadas”, explicou o presidente da câmara, António Pimentel.

Complementando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no âmbito da implementação da Estratégia Local de Habitação e no apoio a famílias proprietárias que vivem em condição de carência habitacional e financeira, o município quer criar habitação a renda acessível.

“Vamos aproveitar um projecto que já existia na câmara para o local onde foram recuperadas as habitações deste bairro e readapta-lo num outro terreno que é da câmara municipal que contempla dois blocos habitacionais de 11 habitações cada. Estamos a rever o projecto e estamos a incluí-lo na nova estratégia dando prioridade a casais jovens até aos 40 anos”, disse.

As pessoas que tenham dificuldades no acesso ou manutenção dos custos com a habitação, que residam no concelho há pelo menos 2 anos e que tenham entre os 18 e os 40 anos podem preencher um formulário de caracterização da família e das suas condições habitacionais.

O formulário pode ser preenchido até ao dia 21 de Abril.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves