Portugal à Frente vence em todos os concelhos do distrito

PUB.

Seg, 05/10/2015 - 12:31


 No círculo eleitoral de Bragança, a coligação Portugal à Frente venceu as eleições de ontem, mas com menos votos do que apenas o PSD, quando o partido se apresentou sozinho às eleições de há quatro anos. PSD e CDS elegeram dois deputados, Adão Silva e José Silvano, enquanto o Partido Socialista assegurou um parlamentar pelo distrito, Jorge Gomes. A coligação venceu em todos os  concelhos e obteve 49 por cento, ou seja, 34 mil votos, mantendo assim os dois deputados que obteve nas últimas eleições. Apesar disso convenceu menos eleitores do que há quatro anos, quando 39 mil votaram no PSD e 8 mil no CDS, angariando, no global, 63 por cento dos votos.

A eleição deste domingo traduziu-se numa perda de 13 por cento para a coligação, que venceu com menos 4900 votos do que o PSD sozinho há 4 anos.
A segunda força política mais votada foi o PS que cresceu no número de votos. Em 2011, 26 por cento, ou seja 19 mil pessoas, escolheram os socialistas, este ano a PS teve a preferência de 34 por cento, ou 23 mil eleitores.
O Bloco de Esquerda foi uma das surpresas destas eleições com uma subida de 2,3 para 5,5 por cento, ou seja a merecer a confiança de mais do dobro dos votantes, passando a ser a terceira força política do distrito e ficando à frente da CDU, que aumentou também a votação, de 1900 para 2100 votos.
Resultados das eleições, nas quais se registou um aumento de 2 por cento de abstenção no distrito, que segue a tendência a nível nacional. Ou seja, no círculo eleitoral de Bragança menos 9 mil pessoas foram votar. Escrito por Brigantia.