Escritor Fernando Calado teme que Nordeste se torne uma “coutada”

PUB.

Qua, 29/07/2015 - 11:56


  O escritor brigantino Fernando Calado acredita que a ligação aérea a Bragança pode desaparecer novamente no futuro.O autor natural da aldeia de Milhão, que editou recentemente “O Milagre de Bragança”, diz-se convencido que a carreia aérea, cuja reposição está prevista para breve, pode ser retirada de novo.

“O processo do avião tem sido doloroso, que se arrasta. Eu, francamente, já não acredito em avião nenhum, ou teremos um avião que vem e volta a sair. Penso que chega agora, porque estamos em altura de eleições, mas pode sair novamente como já aconteceu várias vezes”, vaticina Fernando Calado.
Para o também antigo professor e jornalista, a região tem sido esquecida pelo poder central, sendo os transportes um caso sintomático.
Fernando Calado diz mesmo que, com as políticas de que é alvo, o Nordeste está destinado a transformar-se numa coutada.
“Não acredito que seja possível recuperar o comboio, nem haver uma ligação a Espanha, porque somos um produto da história e da falta de vontade dos governos centrais, que olham para o Nordeste como algo que se poderá transformar numa coutada e pouco mais. Fruto desta falta interesse e de investimento estamos a assistir a uma coisa dolorosa que é o encerrar do distrito. Há um número trágico e significativo, que é o de alunos nas escolas do 1.º ciclo: são 4500 em todo o distrito”, refere Fernando Calado, numa entrevista à Rádio Brigantia, que pode ouvir esta quarta-feira à tarde, depois do noticiário das 17h, ou ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. Escrito por Brigantia.