Autarca de Carrazeda quer cais fluvial em Foz Tua

PUB.

Ter, 02/09/2014 - 11:00


O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães quer que sejam criadas condições para que os turistas que visitam o Douro de barco passem a visitar o concelho.

José Luís Correia diz que os números mostram que os milhares de turistas passam anualmente pelo Douro não trazem qualquer mais-valia para o seu concelho.“Faltam algumas infra-estruturas na área do turismo para que todas as nossas potencialidades sejam mais rentáveis, que é tirarmos proveito do turismo do Douro, que para mim até à presente data não passa de uma utopia. Não me interessa que venham com estatísticas no final do ano dizer que passaram 200 ou 300 mil turistas no rio Douro, para Carrazeda de Ansiães isso representa praticamente zero”, realça o edil.Na óptica do autarca esta situação só pode ser contrariada com a construção de um cais comercial na Foz do Tua e com a melhoria do actual cais da Senhora da Ribeira.“Em primeiro lugar criar condições para que os turistas que vão nos barcos possam fazer escala em Carrazeda, percorrer o concelho de Carrazeda, e isso só se faz quando houver um cais comercial em Foz Tua e for melhorado o cais de Nossa Senhora da Ribeira”, defende o autarca. Este pedido foi feito no passado sábado ao secretário de Estado do Desenvolvimento Regional. Manuel Castro Almeida não se quis comprometer com a concretização desta obra, mas deixou a garantia de que este projecto se enquadra no próximo Quadro Comunitário de Apoio.“No caso do turismo de base fluvial o porto é uma infra-estrutura essencial de incidência económica, que tem a ver com criação de riqueza no território. E por isso é elegível, ou seja está alinhado com as prioridades do Portugal 2020”, afirma o governante.

O autarca de Carrazeda de Ansiães a defender a construção de um cais comercial na Foz do Tua para que os turistas que embarcam nos cruzeiros no Porto possam fazer uma paragem para visitar o concelho de Carrazeda de Ansiães.

Escrito por Brigantia