Seg, 25/08/2014 - 11:09
Este ano a Feira das Cebolas contou com 18 expositores. O presidente da junta de freguesia, Humberto Santos, explica que a feira incluiu, pela primeira vez, outras freguesias, o que se reflectiu num aumento do número de expositores para praticamente o dobro em relação ao ano anterior.
“Tentamos dinamizar um pouco a feira através do aumento do número de expositores e uma maior divulgação. Tentamos abrir a feira Samil e Alfaião que são aldeias próximas. No tempo dos nossos pais havia uma certa rivalidade mas talvez fruto da juventude doas actuais presidentes de junta está-se a tentar quebrar essa situação”, salienta o autarca.
Estima-se que tenham sido vendidas cerca de 3 toneladas de cebolas neste dia. O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, acredita que esta feira é uma forma de se adquirirem produtos da terra com qualidade. “ Há pessoas que vêm aqui e fazem as suas compras decebolas para o ano inteiro. Cada vez mais as pessoas procuram produtos de qualidade, da nossa terra”, considera.
Este ano o certame contou com a apresentação do livro “S. Pedro dos Sarracenos, uma aldeia transmontana”, da autoria de João da Cruz Pires.
Da animação cultural fizeram parte jogos e um desfile de trajes tradicionais. Já na animação musical destacou-se a actuação do Rancho Folclórico de Santa Valha e um concerto na igreja da aldeia protagonizado pelos Lacre. Escrito por Brigantia