Sáb, 05/04/2014 - 13:15
Nuno Santos diz que está lançada a semente para o aparecimento de outras escolas e dá como exemplo a da Associação Vinhais Extreme. “Esta Escola de Ciclismo só existe para ocupar um vazio em termos organizativos já que não havia nenhuma no distrito. Uma vez criada espero que a exemplo da Vinhais Extreme surjam outras escolas na região”.Nuno Santos diz mesmo que o fundamental para o desenvolvimento de uma Escola de Ciclismo é a boa vontade de quem lidera as associações e clubes. “Não é difícil. Às vezes as pessoas, sem conhecerem, complicam aquilo que é simples. Não é difícil ter uma escola de ciclismo, passa mais pela vontade de alguns adultos, e não são precisos muitos, do que propriamente grandes meios ou grandes encargos”. A Escola de Ciclismo do Nordeste – Selecção ACB já trabalha e prepara os mais novos para os encontros inter-regionais e nacionais de ciclismo.
Este sábado, uma dúzia de crianças de vários clubes do distrito de Bragança estão, em Ousilhão, Vinhais, no segundo estágio da escola.
Para Nuno Santos os treinos servem para aperfeiçoar aspectos técnicos e acima de tudo incutir regras. “Para além da socialização pretende-se que entendam quias são as regras de uma escola de ciclismo, as directrizes que a federação impõe para os encontros de escolas de ciclismo e para as gincanas, Com este treino as crianças e os jovens vão poder estar presentes nos encontros regionais”.
O segundo estádio da Escola de Ciclismo do Nordeste decorre, este sábado, em Ousilhão, Vinhais.
Os mais novos realizam várias provas técnicas como gincanas num percurso próprio para o efeito.
A Selecção da ACB vai participar no próximo domingo, dia 13 de Abril, no Encontro Inter-Regional de Escolas zona norte, em Águeda. O evento é organizado pela Associação de Ciclismo de Aveiro.
Escrito por Brigantia