PUB.

Voz portuguesa do BBC Vida Selvagem veio a Bragança consciencializar jovens para a “urgência” de salvar o planeta

PUB.

Ter, 22/06/2021 - 09:51


A convivência saudável entre as populações que vivem nas áreas protegidas e as entidades que as gerem é possível e não é preciso assim tanto para que seja uma realidade. 

É o que defende Eduardo Rêgo, a voz portuguesa do programa BBC Vida Selvagem, e que, de passagem por Bragança, questionado sobre este assunto, admitiu que, mesmo não conhecendo os parques naturais de Montesinho e do Douro Internacional, tudo se trata de uma questão de equilíbrio entre as partes.

“É possível fazer a conjugação das partes. Se não se põe alcatrão que se ponha outra coisa, mas tem que haver um mínimo de conforto. Não sou a favor de mais construção mas é preciso preservar as pessoas e fazer com que elas amem e leiam a natureza, para que continuem ali e sejam pivôs desta realidade bonita”, afirmou.

Eduardo Rêgo narra o BBC Vida Selvagem há cerca de 30 anos e foi através do programa que se consciencializou para a urgência em salvar o planeta. Assim, em 2018 criou o Loving The Planet, uma organização não governamental que, a nível mundial, prevê unir esforços para alcançar a sustentabilidade. Veio a Bragança apresentar o projecto, aos alunos da Escola Secundária Abade de Baçal, e explica que é urgente chegar aos mais novos, que serão os decisores de amanhã.

“Estamos muito perto de complicar sem retorno os valores do planeta que é urgente pegar naqueles que estão perto de entrar na calha como decisores para que quando estiver no palco das decisões tomem as atitudes certas nesse sentido”, sublinhou.

Dina Pinto, professora de Educação Moral e Religiosa Católica, diz ter ficado impressionada com a Loving The Planet e, por isso, promoveu a visita de Eduardo Rego à escola. Quer começar a trabalhar, com os alunos, em algo palpável. Assim, prevê-se criar um núcleo, que responda à missão da organização, e começar a desenvolver actividades.

“Através do grupo que vamos criar, vamos desenvolver actividades, com vista à promoção da mudança, sensibilizando as gentes de Bragança”, esclareceu.

Eduardo Rêgo esteve reunido com os jovens, em Bragança, no sentido de alertar para a busca do equilíbrio perdido. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves