Qui, 08/01/2026 - 10:24
A Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes recebeu, em Valpaços, os presidentes do Instituto da Vinha e do Vinho e da ViniPortugal para os pôr ao corrente das dificuldades do setor na região.
A presidente da comissão, Ana Alves, destacou as quebras de consumo e de produção, entre outros condicionalismos, pelo que defende o reforço da promoção para aumentar as vendas:
“Debatemo-nos com aquilo que são as dificuldades de uma região pequena, de uma região que tem a noção, que tem produtos diferenciadores com uma qualidade acima da média, com produtores pequenos que muito fazem, muitas vezes com necessidades a nível de adegas, para conseguir ter os vinhos de qualidade que conseguem efetivamente produzir, mas uma dessas dificuldades é mesmo uma questão de dimensão. Nós sabemos que conseguimos produzir vinhos de qualidade, temos que os promover. A questão da promoção é essencial porque ninguém nos vai buscar os nossos vinhos à porta se não os promovermos devidamente. É aí que entra a ViniPortugal.”
Francisco Toscano Rico, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, viu muito potencial na região vitivinícola de Trás-os-Montes.
Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, sublinhou também a necessidade de dar sustentabilidade económica ao setor do vinho e aumentar a exportação:
“Trás-os-Montes é uma região que, em termos de exportação, ainda não tem uma expressão muito grande. Mas é uma região com potencial incrível, muito grande mesmo. Tem uma qualidade muito grande, todos os provadores a quem nós damos a provar os vinhos da região de Trás-os-Montes ficam surpreendidos e aquilo que nós temos que fazer agora é trabalhar mais em conjunto. Aliás, hoje, falámos muito sobre isso com a Presidente da CCDR, trabalhar mais em conjunto. Se os portadores não forem lá fora connosco, às várias ações, pelo menos trazer mais compradores à região.”
Segundo Frederico Falcão o objetivo nacional é conseguir exportar mil milhões de vinho em 2026 e atingir a fasquia de mil e duzentos milhões por ano até 2030.
Escrito por Rádio Ansiães.




