Vinhais já tem finalmente camião-cisterna para ajudar a mitigar anos de seca

PUB.

Seg, 23/01/2023 - 09:17


O município de Vinhais já tem o camião-cisterna prometido pela Agência Portuguesa do Ambiente

Pensando já em episódios de seca nos próximos anos, o camião servirá, essencialmente, para ajudar no abastecimento às aldeias do concelho.

A juntar ao camião-cisterna, com capacidade para 27 mil litros, Vinhais recebe ainda um tractor e um veículo de transporte.

Depois de no Verão ter sido necessário abastecer cerca de 15 aldeias, o presidente da câmara, Luís Fernandes, mostra-se agora mais descansado.

“Provavelmente com as alterações climáticas, futuramente vamos ter de transportar água para vários locais, portanto ter estes meios ajuda muito e também na questão dos incêndios”, referiu.

Luís Fernandes garante que agora o concelho fica bem composto no que toca a meios e formas de mitigar os efeitos da seca.

“Temos este camião-cisterna, temos outra cisterna e os bombeiros também têm um camião-cisterna, já ficamos melhor apetrechados, embora as dificuldades poderão ser grandes, tendo em atenção a extensão do concelho. Precisamos de substituir depósitos de água, também precisamos de reservatórios de água para incêndios e sobretudo ter formas de poupar água”, disse.

A Agência Portuguesa do Ambiente assinou, em Setembro, um protocolo com a câmara, dando-lhe um apoio financeiro de 150 mil euros, que serviu para a compra deste material.

O vice-presidente da APA, Pimenta Machado, sublinha que é preciso ajudar os territórios a que se adaptem a novas realidades.

“O ano de 2022 foi um ano muito seco, foi o terceiro ano mais seco de sempre, em que muitas aldeias que estão dependentes de captações de água subterrâneas e as viram secar. E portanto isto é para suprir a falta de água, sempre que ocorre secas. Os anos seca vão continuar e é bom adaptar o território a essa nova realidade”, frisou.

Além de Vinhais, a APA também apoiou outros dois concelhos com a compra de camiões-cisterna. Em Carrazeda de Ansiães apoiou no que toca ao abastecimento de água a partir do Rio Tua para a barragem de Fontelonga.

Desde sexta-feira que Vinhais conta agora com este veículo, que tem capacidade para transportar 27 mil litros de água.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves