União dos Sindicatos de Bragança diz que empresas do distrito "abusaram da boa-fé dos trabalhadores" em tempos de lay-off

PUB.

Sex, 22/10/2021 - 09:08


A União dos Sindicatos de Bragança elegeu os membros da direcção distrital para o próximo triénio 2021/2024, ontem, no Auditório Paulo Quintela, no 12º plenário eleitoral.

Eduardo Alves, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações, coordenador da união nos últimos três anos, mantém funções até à tomada de posse das nova direcção, onde será eleito o novo coordenador e a Comissão Executiva da Direcção Distrital.

Segundo o coordenador, ainda em funções, reforça que o mandato, que agora termina, foi de desafios, marcado por alguns problemas, trazidos por situações como o lay off.

“A maior parte dos lay-offs foi provocada mesmo pelas empresas, que quiseram fechar para se candidatar aos rendimentos que o Estado ia dar e na maior parte deles fizeram gozar férias. Aqui no nosso distrito acho que abusaram muito da boa-fé dos trabalhadores. O outro grande problema foi que as pessoas, não sei se tinham vergonha, de recorrer às ajudas na alimentação. Nessa altura viu-se que procuraram a união a pedir ajuda”, disse.

A união dos sindicatos considera que, ao longo dos últimos três anos, muitos problemas se agudizaram, fruto das políticas de direita, ainda assim o coordenador faz um balanço positivo do mandato que acaba de terminar.

Sindicalizar mais trabalhadores é o maior objectivo desta direcção.

“Sindicalizar mais 300 pessoas e mais 30 delegados sindicais na nossa região”, frisou.

A união integrava oito sindicatos. É composto agora por nove, sendo que o mais recente que se juntou é o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal.

Escrito por Brigantia

Foto: Tiago Oliveira

Jornalista: 
Carina Alves