Seg, 03/04/2017 - 09:55
Para além do presidente do conselho de administração, que entrou em funções em Agosto, e de Aida Palas que tinha já transitado da anterior administração como vogal executiva, os restantes membros mudam.
Assim passam a integrar o órgão máximo da ULS Nordeste Eugénia Parreira, Maria Manuela dos Santos e Urbano Rodrigues.
Eugénia Parreira é médica de medicina interna e directora deste serviço no Hospital de Bragança, devendo ser a nova directora clínica. Maria Manuela dos Santos é médica de Clínica Geral e Familiar, no centro de saúde de Macedo de Cavaleiros e prevê-se que assuma a direcção clínica dos cuidados de saúde primários. Urbano Rodrigues é o enfermeiro responsável dos serviços de medicina interna e nefrologia, que será o novo director de enfermagem.
Segundo o comunicado do conselho de ministros de 30 de Março, todas as nomeações receberam já parecer favorável da CRESAP, a Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública.
A nota destaca ainda que as nomeações para Unidades Locais de Saúde “são feitas ao abrigo do Regime Jurídico e Estatutos aplicáveis às unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, aprovado por este governo, tendo passado um dos vogais a ser proposto pela respectiva Comunidade Intermunicipal, que neste caso seria a CIM Terras de Trás-os-Montes.
No entanto, no novo conselho de administração da ULS Nordeste não foi ainda apontado o elemento que será o representante da CIM Terras de Trás-os-Montes, porque os autarcas ainda não chegaram a consenso.
“No nosso processo de escolha não conseguimos indicar ninguém, porque infelizmente temos um método de votação, que é algo que o legislador não conseguiu prever, em que em determinadas votações empatamos, porque o critério exige dois requisitos cumulativos, maioria dos eleitores e maioria das câmaras, existem votações em que isso não acontece, como foi o caso desta”, explicou o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Américo Pereira.
O também autarca de Vinhais espera que o impasse seja ultrapassado em breve, mas para já o conselho de administração foi nomeado sem representante dos autarcas. Escrito por Brigantia.