Trail Running: Alírio Sebastião e Fátima Amoinha (Trail Longo) Ilídio e Lucinda Moreiras (Trail Curto) vencem Trail "Serra de Passos"

PUB.

Seg, 14/11/2022 - 10:49


Alírio Sebastião, atleta do Ginásio Clube de Bragança, venceu, este domingo, o II Trail “Serra de Passos”, em Trail Longo de 23 quilómetros, na prova que decorreu na freguesia de Passos, concelho de Mirandela.

O vencedor deixou rasgados elogios ao percurso. “Não estava à espera de vencer, mas acabei por ser feliz. Vim com o intuito de participar, uma vez que tive conhecimento que a prova era organizada pelo Mirandela a Correr e sei que o Hélder Silva é um bom atleta e que a prova tinha o apoio dele e viu-se que as marcações foram feitas por quem conhece. Tinha parte de corrida, parte técnica num terreno espectacular, adorei o percurso”, disse.

Em femininos, a vencedora foi Fátima Amoinha, de Chaves. Já no Trail Curto de 10 quilómetros, na prova pontuável para o campeonato distrital de corrida de montanha, Ilídio Moreiras, em masculinos e Lucinda Moreiras, em femininos, ambos do C.A. Macedo de Cavaleiros, foram os vencedores.

Ilídio Moreiras confessa que não sentiu dificuldades em vencer a prova. “Já os conheço praticamente a todos e à partida sabia que poderia ser o vencedor e acabei por não ter dificuldade”, conta.

Já Lucinda Moreiras, a veterana atleta de 54 anos, confessa que foi uma prova difícil, mas que a sua experiência foi fundamental para a vitória. “Já contava que fosse difícil, era muito técnico só não contava que houvesse tanta pedra solta. Pensava que seria a minha colega de equipa Tânia Fernandes a ganhar, mas na segunda ou terceira subida mais técnica a minha experiência acabou por fazer a diferença. De resto, a prova esteve bem organizada e bem sinalizada com paisagens muito bonitas”, conta.

Hélder Silva, do Grupo Mirandela a Correr, que organizou a prova em parceria com a junta de freguesia local e o Município de Mirandela, faz um balanço muito positivo desta segunda edição. “O feed-back de quase todos os atletas que estão presentes é muito positivo, incluindo os juízes da federação portuguesa de montanhismo que estiveram a analisar a prova garantem que estão satisfeitos com a prova e que pode haver novidades no próximo ano”, confidenciou.

O II Trail Serra de Passos contou com cerca de 150 atletas e pontuou para o Campeonato Distrital de Corrida de Montanha da Associação de Atletismo de Bragança e para a Taça de Promoção de Skyrunning.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR - Cadeia de Informação Regional)