Qua, 29/12/2021 - 08:52
É natural de Bragança e é engenheira mecânica. A candidata acredita que, no distrito, o número de votos no partido vai aumentar nestas eleições legislativas. E que o caminho é a descentralização e contrariar o despovoamento na região.
“Sobretudo na parte da descentralização, dar mais autonomia ao distrito, e também na liberalização da questão fiscal. Identificámos vários problemas e quase todos eles têm a sua raiz na desertificação do distrito, o que acaba por desincentivar a fixação de empresas e também aplicação de fundos públicos. Nós queremos contrariar isto”, frisou.
A candidata contou, ontem, com o apoio e presença do presidente do partido, numa visita a Bragança, nomeadamente ao Instituto Politécnico de Bragança. O objectivo foi perceber quais as principais necessidades da região. João Cotrim Figueiredo diz estar focado em contrariar a tendência de voto no PS e PSD.
“Sei que em Bragança tem sido particularmente difícil quebrar este entendimento histórico, já bafiento, entre o Partido Socialista e o Partido Social-Democrata, que não tem trazido grande oxigénio e inovação ao distrito. Gostaríamos de ser nós a partir esse duopólio”, disse.
O líder da Iniciativa Liberal considera que o poder de decisão deve estar mais próximo das pessoas. Por isso, defende que sejam transferidas competências para as câmaras desde que acompanhadas do poder de decisão, contrariamente ao que diz estar a fazer o PS.
“O exemplo mais clássico é o da educação. Boa parte das autarquias aceitaram receber competências sobre administração de escolas e sistema educativo no seu município, mas não podem decidir horários das escolas, não podem decidir contratação de professores, não podem decidir remuneração de professores. Portanto, as decisões são tomadas num sítios, aos municípios aparentemente, segundo o PS, só cabe executar. São uma espécie de capatazes das decisões tomadas em Lisboa. Isso para nós não é descentralização. Os problemas de cada região são específicos e então as soluções podem ter que ser específicas e devem ser tomadas por quem melhor as conhece”, afirmou.
João Cotrim Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal, de visita a Bragança, numa fase de pré-campanha e de apoio à candidata por Bragança, Teresa Aguiar.
Escrito por Brigantia