PUB.

Sete Sóis Sete Luas começa hoje em Alfândega da Fé

PUB.

Sex, 07/09/2018 - 10:41


Pelo nono ano consecutivo, Alfândega da Fé abre portas ao Festival Sete Sóis Sete Luas. 

A multiplicidade de culturas, que há 26 anos promove o encontro intercultural de manifestações artísticas, como a música, expressão dramática, artesanato e gastronomia, arranca já hoje na vila transmontana. A presidente do município de Alfândega da Fé, Berta Nunes, adianta que a grande novidade nesta edição, provinda de uma candidatura feita à comissão europeia, aprovada por dois anos, é uma maior participação de artistas e pessoas locais. "Temos tido algumas acções em que vêm chefes de outros países, normalmente até italianos, mas nós este ano tivemos que propor um chefe e propusemos o chefe Marco Gomes que irá também participar em algumas acções da rede noutros países divulgando a nossa gastronomia e produtos. O nosso clube de leitura vai ler alguns excertos da obra de Saramago porque é um dos patronos do festival".

Nesta novidade enquadra-se ainda a participação de uma artista na banda Sete Sóis Sete Luas que, além de ser composta por músicos de vários países, actua pelos vários locais por onde a iniciativa passa. Berta Nunes destaca a crescente afluência aos espectáculos pela parte da comunidade e acredita que esta participação dos locais chame ainda mais público. "As pessoas começam a conhecer mais, habituam-se a ir aos espectáculos e gostam. Todos os anos, penso que temos consolidado esta participação e o público tem participado cada vez mais mas estou convencida que se puder participar vai fazê-lo mais activamente".

O festival chegou à vila quando o município aderiu à rede cultural que é composta por 33 cidades de 13 países do mediterrâneo e mundo lusófono. Pretende promover o diálogo intercultural e divulgar a cultura e potencialidades das localidades participantes. A iniciativa acontece hoje e também na próxima sexta-feira. Destaque para o espectáculo de circo acrobático, os Triplette, vindos de França, para o concerto pelos Estrelas 7Sóis, do Brasil, Grécia e Portugal, e para Santo Antão Sete Sóis Band, de Cabo Verde.

 

Escrito por Brigantia

 

Jornalista: 
Carina Alves