Segurança Social vai às aldeias divulgar CSI

PUB.

Seg, 29/09/2008 - 08:23


A partir de hoje e durante duas semanas, 19 aldeias do distrito de Bragança vão receber o posto móvel de atendimento da Segurança Social. Chegar junto dos potenciais requerentes do Complemento Solidário para idosos, é o objectivo desta iniciativa, promovendo um contacto mais personalizado.  

“A primeira intenção é esclarecermos pessoalmente os requisitos que são necessários para poderem requerer o complemento” afirma Teresa Barreira, directora do Centro Distrital de Segurança Social de Bragança.

Para acelerar o processo, esta iniciativa também visa “trazer os requerimentos preenchidos de maneira a ser analisado e enviado para o Centro Nacional de Pensões” acrescenta a responsável.

 

O contacto de proximidade também “permite desconstruir o estigma da complexidade que foi criado à volta da atribuição deste complemento uma vez que este ano os procedimento foram agilizados”, refere Teresa Barreira.

O posto móvel vai estar nas localidades onde neste momento existe um maior número de potenciais requerentes do Complemento Solidário para Idosos.

 

Nesta passagem pelo distrito, os concelhos de Bragança, Mirandela e Miranda do Douro ficaram de fora. No entanto Teresa Barreira garante que “não há discriminação nem exclusão” explicando que “o que fizemos foi listar todas as freguesias onde o índice de penetração é muito baixo e onde temos o maior potencial número de requerentes”. Além disso também foi tido em conta o facto de “as localidades estarem mais distantes das sedes de concelho”.

 

Complemento Solidário para Idosos é direccionado para pessoas com mais de 65 anos e com rendimentos inferiores a 400 euros mensais.

Esta será a ultima vez que o posto móvel se desloca ao distrito de Bragança.

No futuro, este trabalho de porta-a-porta será feito em colaboração com a sub-região de saúde.