Santa Casa é o maior empregador de Vila Flor

PUB.

Qui, 21/10/2010 - 09:15


A Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor é a instituição que mais gente emprega num concelho com cerca de 7000 habitantes. Nas 33 valências laboram 201 pessoas de várias especialidades, sendo que a esmagadora maioria já pertence ao quadro. Apenas 12 foram requisitados ao Centro de Emprego para trabalhar nas empresas de inserção.  

O provedor da Santa Casa de Vila Flor orgulha-se desta estatística.

“Temos um médico privado para a unidade de cuidados continuados de média e longa e para os seis lares, 10 enfermeiros a tempo inteiro só para nós, fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta da fala, dietista, três assistentes sociais, psicóloga” descreve Vítor Costa. “Em cada lar temos sempre uma encarregada geral que estão sobre a supervisão de uma directora e nos centros de dia há outra directora” acrescenta. Nos jardins-de-infância “temos quatro educadoras e uma professora primária”.

 

Um dos funcionários mais antigos é o chefe dos serviços administrativos.

Carlos Fernandes trabalha ali há 31 anos e acompanhou o crescimento da instituição.

“A minha vida profissional foi praticamente iniciada aqui embora tivesse trabalhado dois anos antes noutro sítio. Acompanhei o crescimento desta instituição. Quando iniciei éramos quatro trabalhadores” conta. “São empregos estáveis e hoje é muito bom chegar ao fim do mês e ter os salários em dia”.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor possui actualmente seis lares de idosos, nove centros de dia, uma unidade de cuidados continuados com 29 camas, jardim-de-infância, 30 casas comunitárias para arrendamento social, uma farmácia e duas empresas de inserção social.

Uma abastece de hortícolas a instituição e outra garante pão e pastelaria para consumo interno e também para vender ao público.

“Quisemos iniciar só para o nosso consumo pois fazemos cerca de 500 refeições diárias, mas passado um ano abrimos ao público e acaba por ser uma fonte de receita” refere. Já “as estufas agrícolas servem apenas para nós”.

 

O dinamismo da Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor, a instituição que mais gente emprega no concelho.

Escrito por CIR