PUB.

Rui André foi homenageado e é agora Sócio de Mérito da AF Bragança: “Naquela altura foi complicado chegar à primeira liga, é um orgulho ver reconhecido o meu percurso”

PUB.

Qua, 30/07/2025 - 11:10


O ex-lateral esquerdo brigantino representou o Vitória de Setúbal, de 2001 a 2004, chegou a partilhar balneário com o transmontano Marco Ferreira, Paulo Ferreira, Carlos Secretário, Cândido Costa e Meyong

A Associação de Futebol de Bragança (AF Bragança) homenageou, ontem, o brigantino Rui André tornando-o "Sócio de Mérito da AF Bragança". O antigo defesa esquerdo começou a dar os primeiros toques no Grupo Desportivo de Bragança, passou também pelo Futebol Clube Mãe d’Água. E chegou a jogar na primeira liga portuguesa, ao serviço do Vitória de Setúbal.

Aos 50 anos, o brigantino junta-se a uma lista que já conta com nomes como Gilberto Gomes, Arnaldo Pereira, Rui Pires e Mário Freitas.

Rui André mostra-se feliz por ver reconhecido o papel que teve no futebol. “Significa muita coisa, no fundo consegui relembrar tudo aquilo que passei no futebol, foi em Bragança que comecei e é um orgulho ver reconhecido o meu percurso. Não estava à espera disto, esta homenagem deixa-me realmente muito feliz”, refere.

No Vitória de Setúbal, chegou a partilhar balneário com o transmontano Marco Ferreira, Paulo Ferreira, Carlos Secretário, Cândido Costa e Meyong. Diz que jogar na primeira liga é o sonho de qualquer jogador. No entanto, não foi fácil chegar à elite do futebol nacional. “Naquela altura foi complicado, quando saí de Bragança tinha 18 anos, fui jogar para o Torrense, para a segunda liga, vinha da 3.ª Divisão e chegar lá e aterrar assim não foi fácil. Estive seis meses na bancada a ver os jogos, depois felizmente chegou a minha oportunidade e agarrei-a. Jogar na primeira liga é o sonho de qualquer jogador, é sempre esse o objetivo e há sempre aquela ambição de tentar chegar o mais longe possível. Graças a Deus, com esforço e com muito trabalho, consegui lá chegar sozinho, sem ajudas, e isso foi o meu maior orgulho”, destaca.

António Ramos, presidente da AF Bragança, diz que a associação vai começar um ciclo de homenagens a antigos jogadores. “Os homenageados são sempre jogadores da região que se tenham destacado no futebol, futsal ou futebol de praia e vamos homenagear vários atletas da AF Bragança. Nos próximos tempos iremos, intervaladamente, reconhecer o mérito e o esforço que fizeram. São pessoas que honraram o distrito de Bragança”, frisa.

Rui André representou o Vitória de Setúbal, de 2001 a 2004, sendo o ponto alto da carreira do lateral esquerdo brigantino. Começou a jogar no Grupo Desportivo de Bragança, passou pelo Futebol Clube Mãe d’Água e representou ainda o Varzim, Torreense, Sport Clube de Vila Real, Maia, Nelas, Comércio e Industria e o Fabril do Barreiro.

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira