Restaurante Flor de Sal foi o único a representar Portugal na Etiópia

Sex, 25/11/2022 - 08:46


O Restaurante Flor de Sal em Mirandela foi o único a representar Portugal na Etiópia, nas Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil

A gastronomia transmontana foi dada a conhecer, através dos cuscos, do azeite, da alheira e dos cogumelos. Vários representantes diplomáticos provaram e ficaram rendidos, conta o gerente Rui Paducho. "Fizemos ensopado de cordeiro, uma caldeirada de cabrito, tivemos os cuscos de Vinhais, milhos e usámos muita alheira, com a qual fizemos empadas, o nosso bugalho. Fizemos bacalhau, um pudim de castanha, feijoada de cogumelos. Coisas que nunca viram. Gostaram muito dos sabores, da alheira".

O convite partiu do embaixador do Brasil na Etiópia, que esteve no Verão no restaurante Flor de Sal e, depois do que provou, achou que seria o representante ideal a levar de Portugal. Além das várias degustações, Rui Paducho deu a mostrar alguns azeites de Mirandela. Uma porta que se pode ter aberto no mercado lá fora. "Eles estão muito interessados no nosso azeite. Ainda há dias conversei com a Embaixadora da Austrália e pediu, por favor, que levasse o nosso azeite para lá. As pessoas gostaram muito e acredito que se abram janelas de oportunidade".

O próximo encontro pode ser mesmo em Mirandela, com o chefe de cozinha mais conhecido da Etiópia. "O chef mais conhecido da Etiópia esteve connosco no jantar e gostou muito. Vamos contactar a Embaixada da Etiópia, que só existe em Paris, porque esse chef mostrou muita vontade em vir cá e partilhar aqui as comidas mais tradicionais deles. Talvez, para o ano, surja aqui algum projecto".

A Semana Gastronómica Luso-Brasileira aconteceu na Etiópica, de 15 a 21 de Novembro e o restaurante Flor de Sal de Mirandela representou Portugal, com o Chefe Bruno Cambado. O Flor de Sal nasceu em 2004 e em 2005 e 2006 foi considerado um dos melhores restaurantes do país, com o prémio Garfo de Ouro e recomendação no Guia Michelin.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais