Rapaz de 14 anos desaparecido no rio Tua em Mirandela

PUB.

Qua, 09/06/2021 - 16:39


Um aluno de 14 anos da Escola Secundária de Mirandela desapareceu, esta quarta-feira à tarde, no rio Tua, quando nadava com outros colegas numa praia fluvial, que ainda não tem vigilância.

Aproveitando a tarde sem atividades letivas e com mais de 30 graus de temperatura, o grupo de colegas da escola entrou na água com o intuito de atravessarem a nado para a outra margem, onde se localiza uma fraga, para efetuarem mergulhos, uma prática habitual em tempo de Verão. No entanto, o jovem aluno do 9º ano de escolaridade, a meio do percurso, sentiu dificuldades em continuar a nadar, e acabou por desaparecer nas águas da praia fluvial Arquiteto Albino Mendo, como descreve Sílvia Alves, que estava no areal da praia fluvial com a família.

“Era um grupo de miúdos até aos 14 anos, que estavam aqui na brincadeira. Começaram a fazer a travessia do rio e um deles começou a ficar ofegante, já a pedir ajuda. Um dos colegas foi auxilia-lo, começou a nadar de bruxos e o colega agarrado ao pé dele, a tentar manter-se à tona. Quando o colega se apercebeu que não estava a conseguir, começou a chamar ajuda. Nós pensávamos que estavam na brincadeira, mas o rapaz fez um pedido de ajuda mais forte e foi quando eu pedi ajuda a um grupo de rapazes que socorreram logo, foram à água, e eu liguei para o 112”, contou.

Sílvia Alves ligou para o 112 e rapidamente chegaram ao local vários meios de socorro. O comandante dos bombeiros voluntários de Mirandela, Luís Carlos Soares, explica o que está a ser feito no local para tentar encontrar o corpo, para já sem resultados.

“Estamos a varrer de norte para sul, perto do potencial local onde os populares sinalizaram para termos um aumento de probabilidade para encontrar a criança. Estamos a falar de uma profundidade até 8 a 10 metros”.

Para já continuam a ser feitas buscas para encontrar o jovem de 14 anos. No local está uma equipa de quatro mergulhadores dos bombeiros voluntários de Mirandela, duas ambulâncias de emergência, uma viatura médica e o apoio psicológico do Município de Mirandela. A PSP tem também vários elementos a tomar conta da ocorrência.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Foto: JN