Raça Churra Badana ainda não está livre da extinção

PUB.

Ter, 02/11/2010 - 11:41


Tem crescido o número de efectivos de ovinos da raça churra badana. Uma raça típica da Terra Quente transmontana mas que, mesmo assim, não está ainda livre da extinção.

Neste momento, em todo o solar, há apenas 3600 exemplares.Sacramento Lopes, da Associação Nacional de criadores da raça, refere que há um aumento de criadores.

“Tem havido criadores interessados a dedicarem-se à exploração desta raça. Tem havido uma resposta positiva. O solar era na zona da Terra Quente e a tendência é que o efectivo aumente.”

  

No concurso nacional de ovinos de raça churra badana, que decorreu no sábado, em Macedo de Cavaleiros, estiveram apenas 29 animais.

 A Associação tem feito o inventário do número de cabeças no solar da Terra Quente. No último ano verificou-se um aumento na ordem dos 600 animais.

“É muito bom, muito animador este ano.” Amândio Rodrigues, do Brinço, em Macedo de Cavaleiros, é criador apenas há dois anos de ovinos de raça churra badana e explica as razões que o levaram a dedicar-se a esta raça.

 “O leite é mais forte, a carne é mais pura que qualquer outra.”

 

A raça churra badana promovida este fim-de-semana em Macedo de Cavaleiros, no concurso nacional da raça, que decorreu no Parque Municipal de Exposições.

Escrito por CIR