PUB.

Projecto Parque apresentado ontem em Bragança

PUB.

Qua, 02/04/2008 - 08:23


Oito parques empresariais da região e da vizinha Espanha vão ficar interligados através da instalação de novas tecnologias que permitem comunicações gratuitas. Trata-se do Projecto Parque que foi ontem apresentado aos empresários de Bragança, uma das cidades participantes.  

Rui Caseiro, vice-presidente da câmara de Bragança, explica em que consiste,  “instalamos nesses espaços uma tecnologia de comunicação por voz e dados de forma a interligar os parques destas diversas cidade, e também criarmos condições internamente em cada uma das zonas para tirar proveito das tecnologias instaladas a nível do wireless que está instalado em toda a zona”.

  

O projecto Parque representa um investimento de 2,8 milhões de euros e é financiado pelo Interreg. Do lado português, participam as câmaras municipais de Chaves e de Bragança, do lado espanhol está o Parque Tecnológico da Galiza, Lugo e Vigo, a Deputacion de Corunha, a Fundacion Caixa Nova e a Universidade de Santiago de Compostela. Para além das comunicações, o projecto contempla ainda a vídeo-vigilância dos parques industriais, tal como já acontece em Bragança. Permite sossegar os empresários naquela que é a segurança mesmo em horas que não estão em actividade.

 

O presidente do NERBA, o Núcleo Empresarial da Região de Bragança, não tem dúvidas que este projecto traz inúmeras vantagens. “Este projecto tem acima de tudo a intenção de ajudar os empresários, o NERBA pretende estar como parceiro para o futuro para dar condições aos empresários do distrito de Bragança no sentido de aproveitar estas tecnologias que ficam ao dispor de cada um deles”, diz Rui Vaz.

 

O projecto já está implementado nas duas cidades transmontanas. Rui Vaz espera que o projecto possa ser alargado às zonas industriais de outros concelhos do distrito de Bragança. “Ao nível daqueles que poderiam vir a usufruir do projecto Gostaríamos que fosse o maior número de empresas do distrito, não podemos quantificar neste momento aquelas que estarão interessadas em usar todo o sistema”, considera o presidente do NERBA.

 

Já beneficiam deste projecto cerca de 12 empresários da Zona Industrial de Bragança que, junto do NERBA, manifestaram o interesse em aderir e receberam o equipamento de forma gratuita.