Projecto para pavilhão multiusos e conclusão das obras do Museu da Língua Portuguesa são ambições de Paulo Xavier que assume Câmara de Bragança

PUB.

Qua, 10/04/2024 - 09:22


Paulo Xavier é agora o presidente da Câmara Municipal de Bragança

Substitui Hernâni Dias, depois de ter sido eleito deputado para a Assembleia da República e agora Secretário de Estado.

Paulo Xavier era vice-presidente há 10 anos e diz-se preparado para assumir este cargo.

Há projectos que ver resolvidos, nomeadamente na habitação. “Temos um desafio enorme para a reabilitação o Bairro da Previdência, são demasiadas moradias, vários blocos, não são todos do município, só um terço, há outro terço que não tem condições ao nível da sua rentabilidade financeira e, portanto, estão em condições de poder entrar numa candidatura”, avançou.

O autarca está ainda preocupado em desenvolver projectos, para depois serem submetidos mal abram candidaturas de fundos comunitários. Um deles é a criação de um pavilhão multiusos.

Uma das obras que estão em curso e fica agora nas mãos de Paulo Xavier é o Museu da Língua Portuguesa. A empreitada já esteve parada devido a problemas com o anterior empreiteiro. Entretanto retomou, mas parece estar longe de terminar no prazo previsto. “Poderia dizer que está bem e recomenda-se, mas estaria a mentir. Há atrasos de obra. É complicado. Para nós, donos da obra, temos tido um trabalho enorme em haver uma boa relação entre o projectista e o construtor, porque não é fácil. Estamos a ultrapassar, paulatinamente, no sentido de conseguirmos uma boa conciliação entre as duas partes”, referiu.

Projectos e desafios que Paulo Xavier quer desenvolver no resto do mandato até às eleições autárquicas de 2025. Quanto a uma possível candidatura a presidente de Câmara, disse ser ainda muito cedo para tomar uma decisão.

Entrevista para ouvir na íntegra, esta quarta-feira, depois do noticiário das 17h.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais