PUB.

Presença do Urso Pardo no Parque Natural de Montesinho confirmada pelo ICNF

PUB.

Qui, 09/05/2019 - 11:57


O Instituto de Conservação da Natureza e Floresta confirmou a existência de um urso pardo na área do Parque Natural de Montesinho.

A espécie já existiu em Portugal, mas tinha desaparecido do território em finais do século XIX.

Depois de em Espanha, nas últimas duas décadas, terem sido registados movimentos de indivíduos desta espécie em áreas próximas do distrito de Bragança, “o ressurgimento de urso pardo em Portugal, que já tem vindo a público como provável e ocasional, está agora confirmado pelo ICNF”.

Segundo este organismo, do outro lado da fronteira há jovens machos desta espécie em dispersão em torno das populações estáveis existentes a Norte, na Cordilheira Cantábrica.

No Parque Natural do Montesinho, no concelho de Bragança e numa zona próxima da fronteira com Espanha, “pelo menos um indivíduo dispersante” dessa população do Norte de Espanha “tem sido monitorizado pelo ICNF”.

A administração regional de Castela e Leão já tinha alertado as autoridades portuguesas para a presença deste urso, e que especificamente nos últimos dias de Abril, se verificou a existência de estragos num apiário na localidade de ‘La Tejera’, tendo os funcionários dos serviços ambientais constatado que o incidente foi da responsabilidade de um urso pardo.

O ICNF está, em articulação com as autoridades homólogas de Espanha, a acompanhar neste território de fronteira a presença deste indivíduo. Escrito por Brigantia.

 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro