Praxe retomou este ano em Bragança

PUB.

Ter, 12/10/2021 - 09:03


Um ano depois de a pandemia ter obrigado ao cancelamento das praxes, a Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança organizou actividades de integração para dar as boas vindas aos novos alunos

Na semana passada, a visita foi aos Bombeiros de Bragança. Os caloiros tiveram a oportunidade de aprender técnicas de pré-socorro mas também de combate a incêndios e desencarceramento. Aprendizagens que consideraram úteis. “Eu acho que é muito importante que as pessoas tomem estes conhecimentos na prática porque se pode passar por uma situação parecida e já sabemos o que devemos fazer”, disse um dos caloiros. “Sempre quis fazer praxe. Acho que a universidade não é universidade sem fazer praxe”, contou outra das alunas de primeiro ano do IPB. “É bom para nos integrarmos e conhecer a cidade”, vincou uma outra aluna.

Os caloiros vão ainda ter a oportunidade de visitar a PSP de Bragança, o Centro de Respostas Integradas e a Câmara Municipal. Segundo o presidente da Associação Académica do IPB, Tiago Correia, as actividades estão a ser um sucesso e por isso para o ano vão repetir-se. “O retorno está a ser excelente. Foi um projecto pioneiro este ano e, da forma como está a correr, queremos repetir, sem dúvida, no próximo ano e aprimorá-lo. O principal intuito das actividades é que os alunos sejam, de facto, estudantes do IPB, que conheçam a cidade e a escola, que tenham contacto directo com as entidades para que qualquer problema que tenham seja mais fácil de resolver”.

Os Bombeiros de Bragança não hesitaram em tornar-se parceiros do projecto. Foram criadas cinco bancas sobre diferentes temas, por onde os alunos passavam e tinham a oportunidade de perceber o trabalho destes profissionais, explica o Adjunto do Comando, Paulo Ferro. “As bancas focam-se no pré-socorro, naquilo que qualquer leigo deve fazer, até à chegada do apoio. Estamos a ensiná-los, explicar-lhes porque se faz assim e mostrar pequenos gestos que podem salvar vidas”.

Cerca de 1200 caloiros participam nas actividades de integração do IPB que vão decorrer ao longo do mês de Outubro.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais