Plano de Ordenamento do Azibo gera polémica

PUB.

Qua, 07/07/2010 - 09:28


Há divergências entre a câmara de Macedo de Cavaleiros e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade por causa do Plano de Ordenamento da Albufeira do Azibo. Segundo a autarquia, o ICNB está a limitar o desenvolvimento da área da Paisagem Protegida, e das freguesias que a compõem.  

“Temos grandes divergências do ponto do vista do que deve ser este território pois nós temos provas dadas numa perspectiva de valorização e salvaguarda e não podemos aceitar este novo plano que se pretende concretizar” refere presidente da câmara de Macedo, exigindo que “tem de ser simultaneamente um plano de desenvolvimento e não estamos a conseguir que a proposta de plano que o ICNB está a desenvolver corresponda a essa expectativa”.

 

Beraldino Pinto diz que é possível adequar o desenvolvimento turístico e a valorização do património natural.

“Este é um espaço essencial para a dinamização do turismo da região e é possível e desejável compatibilizar o uso” considera o autarca. “Espero que consigamos chegar a bom porto mas as diferenças ainda são muito grandes, mas vamos continuar a trabalhar na defesa desse objectivo”.

 

O Plano de Ordenamento da Albufeira do Azibo já está numa fase avançada.

Depois de apresentadas as propostas do ICNB, este plano entrará em discussão pública.

Escrito por CIR